Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reflexões XXVIII - Liberdade vs Libertinagem

Hoje em dia as pessoas distorcem bastante o conceito de Liberdade. Esta constitui a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isso implica que para haver Liberdade tem de haver Leis e Moral que nos sirvam de guias de comportamento. É nesta fronteira que sempre houve abusos, em que as pessoas ao pensarem que estavam no seu pleno direito, abusaram da Liberdade que tinham causando danos das mais variadas espécies ao próximo.
Em nome de principios ou direitos superiores, cometeram violações à Liberdade dos outros e à sua própria Dignidade. A falta de estima que se tem consigo próprio, com o seu corpo e à sua consciência e com os outros, a ausência de valores que nos conduzam, que nos sirvam de guias, leva a que tenhamos comportamentos libertinos só porque  sabemos  que podemos tê-los mas não temos consciência da sua "gravidade" quer na nossa Vida quer na Vida dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário