Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Reflexões X - A Cidadania

Já os Gregos Antigos se preocupavam com este termo que com o tempo se parece ter diluído no nosso vocabulário. Sempre se procurou uma definição o mais aproximada possível, centrada não apenas nos Direitos do Cidadão mas também nos seus Deveres. Esse conjunto de valores que de cultura para cultura ou de época para época poderá ter as suas diferenças mas na sua essência resume-se à mesma essência. 
Hoje em dia parece termos perdido bastante a noção de Cidadania. Ou quando a lembramos apenas nos centramos nos nossos Direitos. Que julgamos adquiridos. Queremos ter acesso a tudo, a todos os serviços que um Estado fornece e mesmo assim exigimos mais e mais. Quando as coisas correm mal temos a tendência de culpar os outros e o sistema. Esquecemo-nos de que todos fazemos parte deste mesmo sistema e da sua dinâmica. Deixamos de ser cidadãos activos e participantes. Não exprimimos ideias novas, não participamos em acções cívicas tal como votar, intervir.
Assim que tipo de cidadãos estamos a ser e que tipo de cidadãos estamos a preparar para o futuro? Que Mundo estamos a moldar?

Sem comentários:

Enviar um comentário