Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Reflexões XV - O "pessimismo" do povo Português

Nós, Portugueses, sempre fomos dados a uma atitude pessimista e derrotista perante muitas situações, principalmente as más, do quotidiano. Sempre foi do nosso temperamento cairmos no lamento, no fado. Não será por acaso que este estilo de música será tão tipico da nossa Nação. 
É a vários níveis que se vê este tipo de atitude. Até na Religião. Nós nas Celebrações Religiosas temos a tendência para a solenização triste e repleta desaudade até nas próprias músicas. Veja-se o exemplo de Fátima. 
No dia a dia temos o hábito de nos lamentar dos nossos problemas à exaustão. Não para resolvê-los mas criar nos outros um misto de pena e admiração. E parece que cria um prazer nada sadio no espírito de muita gente. E o pior é a culpabilização própria e a dos outros.
No trabalho constitui uma força destruidora e muitas vezes pretexto para não resolver nem realizar nada. 
É um tipo de mentalidade que a meu ver não ajuda nada nem a quem lamenta nem a quem ouve. Apenas cria uma clima de mais pessimismo e desânimo. E isto é destrutivo. Tem de ser mudado!!



Sem comentários:

Enviar um comentário