Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Reflexões VI - A Arquitetura

A Arquitetura é provavelmente das Artes mais complexas e completas que existem e da qual o cidadão comum raramente se apercebe. Claro que gostamos de admirar uma bela obra tal como uma casa distinta e bem enquadrada na paisagem, uma ponte que além de exercer a sua função de união constitui por vezes um belo elemento decorativo no meio em que se insere, enfim uma infinidade de estruturas úteis para todos nós. 
O que não nos apercebemos desta bela Arte é a exigência do enquadramento entre a obra e a sua funcionalidade no momento da sua concepção pelo seu Mestre. A uma casa não basta ser bonita, tem de ser habitável. Uma ponte tem de ser transitável. Há que saber não apenas "desenhar" mas também escolher os materiais, a sua disposição, as proporções de cada um. Toda a estrutura tem de estar coesa para exercer a sua função, para ser agradável em todos os aspectos e para ser resistente. 
Portanto esta arte é daquelas que mais exigem nas mais diversas áreas do Conhecimento e quando bem concebida pelo seu Mestre deixam-nos obras que perduram no tempo para nossa utilização e contemplação.






Sem comentários:

Enviar um comentário